sábado, 31 de outubro de 2009

Biodiversidade


Nosso arvoredo contempla uma grande variedade de árvores. O imenso número de espécies que coexistem no planeta reflete a grande riqueza biológica que possuímos.

A vida na Terra começou por volta de 3,8 bilhões de anos atrás. Durante grandíssima parte de sua história, os únicos seres vivos que habitavam nosso planeta eram os micróbios. A vida desde então proliferou lentamente, originando uma imensa constelação de espécies.

Mas a biodiversidade sofreu diversas perdas ao longo da história do planeta. Na verdade, durante os últimos 500 milhões de anos, houve cinco grandes extinções em massa. A mais conhecida ocorreu aproximadamente há 65 milhões de anos, com o fim da era dos dinossauros, que provavelmente foi causado pela colisão de um meteoro com a Terra.

Estamos vivendo, atualmente, a sexta grande extinção, causada agora não pelo impacto de um meteoro, mas pelos impactos do ser humano no planeta. Visto que a população humana cresce exponencialmente, consome muitos produtos da natureza e possui tecnologias com efeitos de longo alcance no tempo e no espaço, por estas razões estamos causando impactos irreversíveis na teia da vida.

Em que esta grande extinção se diferencia das outras anteriores? Estamos prejudicando a teia da vida de seis maneiras diferentes:

1. Fragmentação de habitats (hábitat é o local onde vivem os organismos): com a expansão das cidades, as áreas de ambiente natural estão ficando cada vez mais isoladas.

2. Destruição dos habitats: florestas tropicais, recifes de coral e inúmeros ecossistemas estão sendo destruídos com uma rapidez maior que sua capacidade natural de recuperação.

3. Poluição: novas substâncias químicas estão continuamente sendo acrescentadas ao ambiente natural.

4. Extração excessiva: pesca, caça, desmatamento com uma velocidade muito maior do que os processos naturais podem repor (como explicamos no capítulo "O relógio da vida").

5. Espécies exóticas: introduzimos plantas e animais em novos ecossistemas, nos quais eles crescem de maneira descontrolada, rompendo o equilíbrio ecológico.

6. Mudanças climáticas: aumento da emissão de gases, que por sua vez causam aumento da temperatura global e alterações no clima.


Depois da leitura acima e de tudo que discutimos nas aulas de Meio Ambiente, dê a sua opinião. Por que a preservação das espécies é importante para o planeta e para nós?

Nenhum comentário:

Postar um comentário