segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Espaço dos alunos


Em setembro Poços de Caldas foi invadida

Invadida por diversos estudantes que vieram participar das Olimpíadas Escolares

De 10 a 20 de setembro, Poços de Caldas recebeu a maior competição estudantil do país, com provas de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

O projeto Olimpíadas Escolares busca desenvolver ações variadas com o objetivo de promover os ideais olímpicos e os valores do esporte.

O objetivo do evento é promover a inclusão social a partir do esporte, complementar a educação pedagógica, além de detectar novos talentos.

Poços de Caldas recebeu pela quarta vez consecutiva as Olimpíadas Escolares Etapa Nacional de 12 a 14 anos, recebendo três mil atletas. Para o secretário de esportes, Carlos Alberto dos Santos, Poços de Caldas foi escolhida pela quarta vez consecutiva para sediar os jogos, porque é dotada de uma excelente rede de hotelaria, infra-estrutura de ginásios com qualidade e além de tudo por ser uma cidade hospitaleira.

Além das equipes campeãs de 23 estados, Poços também fez parte da disputa.

Este ano contabilizou 904 instituições de ensino nos jogos.

O futuro da natação brasileira

Na natação, o destaque foi a nadadora capixaba Carolina Bilich que conquistou cinco medalhas e quebrou cinco recordes, três individual e dois no revezamento.

Minas medalha de ouro

No atletismo Minas Gerais conseguiu medalha de ouro, John Maycon ganhou a medalha de ouro na prova dos 1.000m.

De Santa Catarina veio o maior destaques do atletismo, Felipe Leal, que venceu a prova do lançamento de disco com 54,65m, novo recorde sul-americano da categoria. Tamiris de Liz, vencedora das duas provas de velocidade da competição, também mostrou muitas qualidades. Ela conquistou a medalha de ouro nos 75m e nos 250m rasos, esta última com mais de um segundo de vantagem sobre a medalhista de prata.

As mais belas lutas

No judô as disputas do judô lotaram o Ginásio Issa Sarraf e apresentaram, como sempre, diversos atletas de alto nível. Jovens como o capixaba José Paulo Ferreira Júnior, de 91kg, na categoria pesado, e a paranaense Viviane Donomai, que conquistou a medalha de ouro na categoria meio-pesado ao vencer todas as por ippon, foram os grandes destaques da competição.

Basquetebol

No Basquete as meninas de Espírito Santo chegaram à decisão do torneio, contra as atletas do Rio de Janeiro após uma magnífica cesta de três pontos nos segundos finais de partida, marcada por Júlia Freitas. Santa Catarina e São Paulo também se destacaram na competição. No masculino, a Divisão Especial foi decidida entre Pará e São Paulo, a capital do basquete brasileiro. Rio de Janeiro e Santa Catarina disputaram as semifinais.

Gols e mais gols e mais uma medalha para Minas

No futsal os pernambucanos venceram os paulistas por 3 a 0 e conquistaram o título da Divisão Especial do torneio masculino de futsal. Destaque para Douglas, que marcou os dois primeiros gols da partida decisiva. Na disputa pelo terceiro lugar, a equipe carioca venceu os paraenses por 4 a 2 e conquistaram o bronze. Na final da Primeira Divisão, os meninos do Ceara venceram os meninos de Alagoas por 7 a 5.
Na final da Divisão Especial feminina o Pará, venceu São Paulo, por 4 a 2, com quatro gols de Mayara Moreira, grande destaque da competição. Na disputa pelo bronze, Minas Gerais derrotou Mato Grosso, nos pênaltis. Pela Primeira Divisão Paraná conquistou o título ao vencer Pernambuco por 7 a 4.

Campeãs se surpreendem

No handebol o grande favorito ao título da Divisão Especial, no feminino, Espírito Santo, bicampeão das Olimpíadas Escolares em 2007 e 2008 e campeão sul-americano, também no ano passado, em competição disputada em Montevidéu (URU), foi surpreendido na semifinal pelo Mato Grosso do Sul, que disputou o título de campeão com Pernambuco. Ceará e a equipe capixaba disputaram a medalha de bronze. No masculino, os meninos de Santa Catarina, decidiram o título com os meninos de Paraná. O grande destaque da competição foi o jovem pivô Matheus Momm, de 1,89m, da equipe catarinense. O Piauí e Rio Grande do Norte alcançaram as semifinais.

Em 2010, no masculino, estarão na Divisão Especial as equipes da Paraíba, Mato Grosso, Espírito Santo e Tocantins. No feminino, Rio de Janeiro, Sergipe, Piauí e Pará alcançaram a elite do esporte escolar brasileiro.

No tênis de mesa uma chinesa se destacou

No tênis de mesa o carioca Hugo Calderano,do Rio de Janeiro, conquistou a medalha de ouro do torneio individual ao vencer na final o paulista Leonardo Chagas, de São Paulo por 3 sets a 2, parciais de 12/10, 11/9, 8/11, 6/11 e 11/9, em jogo emocionante. Em outro jogo emocionante, Hiago Afonso, de São Paulo, venceu Jeferson Bento, do Rio de Janeiro, também por 3 a 2 e ficou com a medalha de bronze.

No torneio feminino, destaque para a chinesa Zhao Wanchao, de 14 anos, de São Paulo. Vice-campeã chinesa com apenas 12 anos, em uma competição que tinha atletas até 15 anos, Wanchao derrotou a sul-mato-grossense Evelyn Tomi, do Mato Grosso do Sul por 3 a 0. A medalha de bronze ficou com a amapaense Bellissa Amanda Lisboa. Medalha de prata no Campeonato Brasileiro mirim do ano passado, Bellissa é o primeiro fruto de um trabalho de cinco anos nas escolas, que a Federação do Amapá de Tênis de Mesa, está realizando.

Jogos acirradíssimos

No vôlei o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Norte foram os grandes destaques da competição feminina, que contou ainda com as boas equipes de Santa Catarina e de Mato Grosso. No masculino, a disputa do título foi entre Ceará e Santa Catarina. Mato Grosso do Sul e São Paulo disputaram o bronze da competição.

Os semifinalistas da Primeira Divisão (Sergipe, Paraíba, Ceará e Distrito Federal, no feminino, e Acre, Sergipe, Pará e Distrito Federal, no masculino) disputarão a Divisão Especial das Olimpíadas Escolares para atletas de 12 a 14 anos em 2010.


Inteligência ao extremo

No xadrez o brasiliense Victor Shumyatsky, conquistou o bicampeonato no xadrez das Olimpíadas Escolares. Aos 13 anos, o jovem que já se destaca em competições nacionais adultas, venceu o torneio masculino com a mesma pontuação de Henrique Nemeth, do Paraná, que ficou com a medalha de prata. Felipe Borges Cristino, de Mato Grosso do Sul, completou o pódio.

No feminino, a catarinense Angélica Roberta Passold foi a vencedora do torneio. A jovem, que pretende cursar medicina e especializar-se em pediatria conquistou o título com 4,5 pontos. Isabela Yamamoto, de São Paulo foi medalha de prata, com 4 pontos, mesma pontuação de Clara Cristine Sousa, de Pernambuco, medalha de bronze.

Acabou

As Olimpíadas acabaram; e já deixam muitas saudades. Já estamos esperando os próximos jogos, e torcendo para que Poços vença a disputa contra as candidatas Fortaleza, Goiânia e Nova Friburgo para mais uma vez ser a cidade sede dos Jogos Escolares.


A reportagem acima foi escrita pelas alunas Savanna, Gabriela e Marcela do 7° ano C, todos os alunos podem contribuir com o Blog. Tragam seu material!

Nenhum comentário:

Postar um comentário