
Invadida por diversos estudantes que vieram participar das Olimpíadas Escolares
De
O projeto Olimpíadas Escolares busca desenvolver ações variadas com o objetivo de promover os ideais olímpicos e os valores do esporte.
O objetivo do evento é promover a inclusão social a partir do esporte, complementar a educação pedagógica, além de detectar novos talentos.
Poços de Caldas recebeu pela quarta vez consecutiva as Olimpíadas Escolares Etapa Nacional de
Além das equipes campeãs de 23 estados, Poços também fez parte da disputa.
Este ano contabilizou 904 instituições de ensino nos jogos.
O futuro da natação brasileira
Na natação, o destaque foi a nadadora capixaba Carolina Bilich que conquistou cinco medalhas e quebrou cinco recordes, três individual e dois no revezamento.
Minas medalha de ouro
No atletismo Minas Gerais conseguiu medalha de ouro, John Maycon ganhou a medalha de ouro na prova dos 1.000m.
De Santa Catarina veio o maior destaques do atletismo, Felipe Leal, que venceu a prova do lançamento de disco com 54,65m, novo recorde sul-americano da categoria. Tamiris de Liz, vencedora das duas provas de velocidade da competição, também mostrou muitas qualidades. Ela conquistou a medalha de ouro nos 75m e nos 250m rasos, esta última com mais de um segundo de vantagem sobre a medalhista de prata.
As mais belas lutas
No judô as disputas do judô lotaram o Ginásio Issa Sarraf e apresentaram, como sempre, diversos atletas de alto nível. Jovens como o capixaba José Paulo Ferreira Júnior, de 91kg, na categoria pesado, e a paranaense Viviane Donomai, que conquistou a medalha de ouro na categoria meio-pesado ao vencer todas as por ippon, foram os grandes destaques da competição.
Basquetebol
No Basquete as meninas de Espírito Santo chegaram à decisão do torneio, contra as atletas do Rio de Janeiro após uma magnífica cesta de três pontos nos segundos finais de partida, marcada por Júlia Freitas. Santa Catarina e São Paulo também se destacaram na competição. No masculino, a Divisão Especial foi decidida entre Pará e São Paulo, a capital do basquete brasileiro. Rio de Janeiro e Santa Catarina disputaram as semifinais.
Gols e mais gols e mais uma medalha para Minas
No futsal os pernambucanos venceram os paulistas por
Na final da Divisão Especial feminina o Pará, venceu São Paulo, por
Campeãs se surpreendem
No handebol o grande favorito ao título da Divisão Especial, no feminino, Espírito Santo, bicampeão das Olimpíadas Escolares em 2007 e 2008 e campeão sul-americano, também no ano passado, em competição disputada em Montevidéu (URU), foi surpreendido na semifinal pelo Mato Grosso do Sul, que disputou o título de campeão com Pernambuco. Ceará e a equipe capixaba disputaram a medalha de bronze. No masculino, os meninos de Santa Catarina, decidiram o título com os meninos de Paraná. O grande destaque da competição foi o jovem pivô Matheus Momm, de 1,89m, da equipe catarinense. O Piauí e Rio Grande do Norte alcançaram as semifinais.
Em 2010, no masculino, estarão na Divisão Especial as equipes da Paraíba, Mato Grosso, Espírito Santo e Tocantins. No feminino, Rio de Janeiro, Sergipe, Piauí e Pará alcançaram a elite do esporte escolar brasileiro.
No tênis de mesa uma chinesa se destacou
No tênis de mesa o carioca Hugo Calderano,do Rio de Janeiro, conquistou a medalha de ouro do torneio individual ao vencer na final o paulista Leonardo Chagas, de São Paulo por 3 sets a 2, parciais de 12/10, 11/9, 8/11, 6/11 e 11/9, em jogo emocionante. Em outro jogo emocionante, Hiago Afonso, de São Paulo, venceu Jeferson Bento, do Rio de Janeiro, também por
No torneio feminino, destaque para a chinesa Zhao Wanchao, de 14 anos, de São Paulo. Vice-campeã chinesa com apenas 12 anos, em uma competição que tinha atletas até 15 anos, Wanchao derrotou a sul-mato-grossense Evelyn Tomi, do Mato Grosso do Sul por
Jogos acirradíssimos
No vôlei o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Norte foram os grandes destaques da competição feminina, que contou ainda com as boas equipes de Santa Catarina e de Mato Grosso. No masculino, a disputa do título foi entre Ceará e Santa Catarina. Mato Grosso do Sul e São Paulo disputaram o bronze da competição.
Os semifinalistas da Primeira Divisão (Sergipe, Paraíba, Ceará e Distrito Federal, no feminino, e Acre, Sergipe, Pará e Distrito Federal, no masculino) disputarão a Divisão Especial das Olimpíadas Escolares para atletas de
Inteligência ao extremo
No xadrez o brasiliense Victor Shumyatsky, conquistou o bicampeonato no xadrez das Olimpíadas Escolares. Aos 13 anos, o jovem que já se destaca em competições nacionais adultas, venceu o torneio masculino com a mesma pontuação de Henrique Nemeth, do Paraná, que ficou com a medalha de prata. Felipe Borges Cristino, de Mato Grosso do Sul, completou o pódio.
No feminino, a catarinense Angélica Roberta Passold foi a vencedora do torneio. A jovem, que pretende cursar medicina e especializar-se em pediatria conquistou o título com 4,5 pontos. Isabela Yamamoto, de São Paulo foi medalha de prata, com 4 pontos, mesma pontuação de Clara Cristine Sousa, de Pernambuco, medalha de bronze.
Acabou
As Olimpíadas acabaram; e já deixam muitas saudades. Já estamos esperando os próximos jogos, e torcendo para que Poços vença a disputa contra as candidatas Fortaleza, Goiânia e Nova Friburgo para mais uma vez ser a cidade sede dos Jogos Escolares.
A reportagem acima foi escrita pelas alunas Savanna, Gabriela e Marcela do 7° ano C, todos os alunos podem contribuir com o Blog. Tragam seu material!
Nenhum comentário:
Postar um comentário