quinta-feira, 7 de novembro de 2013

MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO

Introdução
No presente texto pretendo analisar práticas que envolvam o tema meio ambiente, um dos temas  transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) . De acordo com Adriana Regina Braga:
Os Novos Parâmetros Curriculares Nacionais propõem o trabalho com o meio ambiente de forma transversal. Os temas transversais são considerados como o eixo norteador, isto é, aparecem em todas as matérias, permeando a concepção, os objetivos, os conteúdos e as orientações didáticas de cada área no decorrer de toda a escolaridade obrigatória. Pretende-se, então, que esses temas integrem as áreas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade. (BRAGA, 2010, p.25)
Nesta perspectiva verificamos a necessidade de abordagem do referido tema em atividades que o envolvam em todos os aspectos da realidade do educando. Uma dessas abordagens é representada pela realização de projetos baseados nas questões ambientais que envolvam a comunidade local e parta de necessidades observadas pelos educandos em seu dia a dia. Outra abordagem a ser analisada é o trabalho com dilemas. Os dilemas são histórias fictícias ou não, que envolvam situações contraditórias e que levem o indivíduo a uma análise crítica e compartilhada da situação e que visam à construção de valores de respeito, justiça, igualdade entre outros.
Devo ressaltar que as atividades analisadas foram desenvolvidas na E. M. Wilson Hedy Molinari onde existe uma disciplina “Ambiente e Meio Ambiente” criada a partir de uma proposta de educação moral e que visa não a fragmentação  e descaracterização do tema meio ambiente como transversal, mas a criação de um espaço onde sejam desenvolvidas práticas morais como Assembleias, trabalho com dilemas e outras atividades que promovam a construção dos valores necessários a formação de cidadãos críticos e conscientes. Sendo assim, essa disciplina permeia as outras permitindo um trabalho efetivo de educação ambiental dentro da escola.

Apresentação das experiências
         Trabalho com projetos: Projeto Lixo e qualidade de vida. Este projeto desenvolvido na E. M. Wilson Hedy Molinari, da cidade de Poços de Caldas no ano de 2009, e que envolveu as áreas de Ambiente e Meio Ambiente, Ciências, Matemática, Português, Geografia;  trouxe para análise o tema do lixo e as implicação que ele traz ao ambiente local, levando em conta a degradação ambiental, o consumo e a saúde da população. O projeto iniciou com uma sensibilização através da apresentação do filme Wall.E, que serviu de base para a discussão do tema central, bem como na discussão de outros temas como respeito, convivência, gentileza e outros valores levantados pelos alunos.  Num segundo momento ocorreu a análise dos tipos de materiais descartados (vidro, papel, plástico, metal, orgânicos), a origem destes materiais e as implicações socioambientais envolvidas no seu processo de produção, com levantamento de dados sobre o consumo destes produtos e o seu tempo de decomposição.  Como conclusão tivemos a constatação da importância da redução do consumo, da implantação da reciclagem e do respeito ao meio ambiente e a criação dos “Agentes da Limpeza”, um grupo de alunos  que ajudariam na conscientização de outras pessoas sobre os problemas discutidos.
       Trabalho com Dilemas: Um dilema é uma situação na qual estamos perante duas alternativas. Essa dualidade de interpretação pode ser usada na discussão de temas como ética, meio ambiente, entre outros. O uso de uma história que promova este debate favorece a desconstrução de ideias ou preconceitos e a construção de conhecimentos baseados nos valores implícitos e levantados durante a discussão. Um exemplo foi o trabalho com o tema lixo através de uma tirinha apresentada aos alunos. Na tirinha uma pessoa procura uma lixeira para jogar o papel de sorvete, não encontrando joga no chão, a partir daí pediu-se que analisassem a história e dissessem se havia algo na história que não tinham gostado e levantou-se  questões como: “O que não gostaram? Por quê? Qual foi a razão da atitude da personagem? Por que a atitude foi errada? O que ele poderia ter feito? E outras questões pertinentes ao debate”. Como conclusão criaram um final  correto para a história.
A partir desta atividade os educandos analisaram situações, levantaram hipóteses e buscaram alternativas para a solução do problema, promovendo assim um aprendizado significativo e a internalização de valores de respeito ao meio ambiente.
Conclusão
A Educação Ambiental mostra a sua importância quando se torna parte de todo o processo de aprendizagem e participa da formação completa do indivíduo em seus aspectos cognitivo, social e moral.
Segundo Piaget, no livro O juízo moral da criança (1994),  a moralidade, infantil desenvolve-se da mesma forma que o conhecimento através de sucessivas interações do sujeito com o meio. Não é possível ensinar a moralidade para a criança, pois ela só a desenvolverá se lhe dermos condições para que vivencie, compreenda e construa as regras morais.
Sendo assim, o respeito ao meio ambiente só se constituirá como uma regra moral se os valores relacionados a ele forem internalizados pelo educando, sendo assim as atividades descritas acima contribuem neste processo ao levar o indivíduo a agir sobre o objeto de estudo percebendo o seu papel na construção de uma sociedade justa e que valorize a preservação ambiental.

Referências Bibliográficas:
BRAGA, A.R. (2010). Meio Ambiente e Educação: uma dupla de futuro. Campinas: Mercados de Letras.
GUIA DE ESTUDOS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA DIVERSIDADE/ Elaine das Graças Frade, Adélia Aziz Alexander Pozza, Rosângela Alves Tristão Borém. – Lavras: UFLA,2010.
GUIA DE ESTUDOS: EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL II/ Ana Lúcia Tostes de Aquino Leite e Naná Mininni Medina. Brasília: MMA, 2001. 5v. 2ª edição ampliada.

PIAGET, Jean (1932[1994]). O juízo moral da criança. Trad. Elzon Lenardo. São Paulo: Summus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário